19 de dezembro de 2012

MAURO KWITKO

COMO APROVEITAR SUA ENCARNAÇÃO

"O primeiro pré-requisito para aproveitarmos uma encarnação é sabermos que a estamos vivendo, que não somos a nossa "casca" e sim um Espírito nela."
"O que vai determinar o aproveitamento, ou não, de uma passagem terrena é conseguirmos alcançar uma ascensão, pelo menos satisfatória, em nosso grau espiritual, ou seja, um aprimoramento nas nossas características pessoais, num trabalho de purificação: a nossa missão individual. A outra missão, coletiva, consiste na busca do resgate e da harmonização com outros seres, com os quais trazemos conflitos de encarnações anteriores, e procurarmos desenvolver um vínculo amoroso com as pessoas próximas, com as não tão próximas e com toda a humanidade."
"Mas, na verdade, o grau de evolução espiritual de uma pessoa depende mais do seu caráter do que de sua crença religiosa, mais do seu praticado do que da teoria. Não acreditem, sem examinar, em nada que lhes dizem, nem no que eu estou dizendo aqui, vivenciem, pratiquem, e tenham, então, uma opinião própria, baseada numa certeza íntima, que, aí sim, terá valor, pois não poderá ser manipulada. O que se chama de fé pode ter pouco valor se apenas basear-se no que nos dizem, sedimentar-se em dogmas estabelecidos há muito tempo e que, então, não estão predispostos a mudanças e questionamentos. A verdadeira fé vem da vivência pessoal no sentido do conhecimento."
"..., consiste em eliminar as nossas inferioridades e imperfeições, e isso tem de ser realizado na prática, no dia a dia, quando elas aparecem, mesmo que acreditemos ter razão para senti-las e externá-las, pois a tarefa da purificação, almejada por nosso Espírito, é infinitamente mais importante do que os raciocínios de nosso Eu encarnado."
"Onde está a felicidade? Está dentro da pessoa que a sente. O mundo é igual para todos, cada um faz sua vida de acordo com seus pensamentos, seus sentimentos, sua índole, seu caráter, suas atitudes. O que vai acontecendo conosco durante uma encarnação, desde a constituição de nossa infância, é decorrente de nossas encarnações passadas, de acordo com o nosso merecimento. O que se apresenta para nós a todo instante é fruto do que plantamos. Quem planta espinhos, colhe espinhos; quem planta flores, colhe flores. Podemos mudar nosso destino para melhor. Quando? Agora! Como? Com uma atitude positiva, com retidão, com amor, com firmeza. A felicidade é possível desenvolvendo a aceitação, olhando para os lados, percebendo pessoas com uma vida pior do que a nossa, saindo do egocentrismo sofredor. Muitas pessoas vivem queixando-se de alguma coisa, sempre tem algo faltando. E o que têm? Raramente valorizam."
"A finalidade da encarnação é a busca da evolução espiritual e aí está o sentido da vida."
"QUEM SOU EU? Acredito que a visão obscura que muitas pessoas têm sobre esta questão é um dos grandes entraves ao real aproveitamento de nossa passagem pela Terra. A maioria das pessoas acredita, erroneamente, ser o seu Eu encarnado, o seu corpo, a sua 'casca', quando na verdade, essa está apenas servindo de veículo para a sua real identidade, o Espírito, durante uma encarnação. A questão é, então, saber quem realmente somos, e a ilusão dos rótulos das 'cascas' é um grande obstáculo na obtenção do sucesso encarnatório."
"É preciso ser um reencarnacionista no cotidiano e, com isso, conseguir cumprir sua missão individual evolutiva e verdadeiramente aproveitar a encarnação, obter sucesso nessa passagem e evitar se perder nas armadilhas ilusórias terrenas."
"Por isso, estamos aqui, encarnados, para que nos confrontemos com pessoas e situações que façam vir à tona o que devemos melhorar, ou curar, em nós. e aí monta-se o palco das encarnações: o nosso pai, a nossa mãe, a nossa família, a nossa infância, a nossa condição social, a nossa nacionalidade, a nossa cor de pele etc. E por paradoxal que pareça, o que não é agradável, do que não gostamos, geralmente está aí em nosso benefício, pois os fatos 'negativos' que aqui encontramos são os gatilhos que fazem aflorar as imperfeições do nosso Espírito, o que viemos melhorar aqui desta vez."
"Uma pessoa de baixa estatura talvez tenha vindo para curar o orgulho; uma situação de pobreza pode ser o cenário para a cura de uma tendência de orgulho ou desonestidade; nascermos em uma família rica pode significar a tentativa de cura da preguiça e do materialismo; um rosto e um corpo belíssimo podem encaixar-se em um projeto de cura da vaidade e da futilidade; um pai ou uma mãe agressivos podem servir para curarmos a nossa própria agressividade ou o nosso medo e insegurança; a falta de pai ou de mãe pode visar curar a nossa tristeza, sentimento de rejeição e abandono congênitos e assim por diante. E também, nessa questão de infância, sempre devemos lembrar da Lei do Retorno."
"Não é difícil sabermos o que nosso Espírito veio fazer aqui, desta vez: basta olharmos para as nossas imperfeições, isso é o que nos prende a este planeta e nos faz para aqui retornar, num milenar ciclo reencarnatório. Nós viemos nos curar, mas para isso, precisamos nos conhecer e nos auto-observarmos para detectarmos quando as nossas imperfeições vêm à tona, no enfrentamento dos fatos e das dificuldades da vida, e aí procuramos evitar o surgimento daquela inferioridade, sublimando a sua manifestação e transmutando-a na qualidade superior que queremos cultivar."
"E toda pessoa ou situação que fizer aflorar algo negativo de dentro de nós é um instrumento de Deus a nosso favor. Essa é uma chave."
"...a nossa personalidade não pode ser formada nesta 'vida', pois já existíamos antes, em muitas outras 'vidas', ela é congênita."
"...as inferioridades que vieram conosco, estão em nosso Espírito, ainda inferior e imperfeito, e evidenciam-se nas maneiras emocionalmente equivocadas com que nós reagimos aos fatos 'negativos' da infância e decorrer da vida. Essa é uma das principais propostas da Psicoterapia Reencarnacionista, que vem se estruturando, focada na evolução espiritual, que trabalha com o real aproveitamento da encarnação, a partir da noção da continuação da nossa personalidade, encarnação após encarnação, rumo à Purificação."
"E a estruturação da infância por Deus  não é um castigo ou qualquer outro processo punitivo, é sempre em nosso benefício. A infância é o começo que precisamos."
"..., algumas vezes adquirimos características negativas numa encarnação,... quando são muito fortes e intensas já nos acompanham há muito tempo, são seculares ou milenares, e quando são pouco intensas podem ter-se originado nessa atual infância ou então já estão em estágio final de cura. Uma grande tristeza é certamente milenar; uma forte tendência de magoar-se, de sentir-se rejeitado, é um sentimento muito antigo; uma sensação de inferioridade, de ser menos do que os outros, é coisa antiga; e de achar-se mais do que os outros, também."
"Para, realmente, aproveitarmos nossa encarnação, devemos ficar atentos, no cotidiano, quando as nossas imperfeições se manifestam e, em vez de culpar e criticar os fatos da vida que as fizeram, ou fazem, aparecer, devemos agradecer aos fatos, sejam quais forem, pois nos mostram o que viemos aqui curar, o que ainda não é perfeito e puro em nós. Em outras palavras, as situações 'negativas' aí estão para nos mostrar a nossa missão individual, mas enquanto o Eu encarnado não gosta e rejeita essas situações, a sua Essência sabe que elas são potencialmente benéficas dentro do seu projeto de purificação."
"E, então, ser reencarnacionista é muito mais do que acreditar em Reencarnação, frequentar um Centro, ler livros sobre o assunto. É viver isso diariamente, de manhã, de tarde, de noite, todos os dias dessa passagem, permanecendo atento aos raciocínios, geralmente equivocados, do Eu Inferior e às sábias orientações do seu Eu Superior."
"Ser reencarnacionista é reconhecer os seus defeitos, auto-observar-se para detectar quando deve evitar a sua eclosão (mesmo que seja apenas em seus pensamentos e sentimentos), quando os fatos da vida estão lhe mostrando o que veio curar em si, quando as circunstâncias de sua infância e do decorrer da vida evidenciam o que seu Espírito veio fazer aqui, do que veio libertar-se, no que necessita purificar-se."
"A resposta para a questão 'Quem sou eu?' não é difícil de ser respondida, ela é difícil de ser aceita."
"... o que a 'casca' deve fazer é simplesmente, nesta atual encarnação, ajudar a sua Consciência a continuar na sua busca de evolução. E isso é, sem nenhuma dificuldade de entendimento, buscar a melhoria, ou cura, dos nossos defeitos e imperfeições. E é o que viemos fazer aqui, desta vez, novamente, ou seja, continuarmos o serviço."

Sites do autor: http://www.maurokwitko.com.br/site/