18 de dezembro de 2012

MOACIR COSTA DE ARAÚJO LIMA

PROFESSOR MOACIR


OBRA: A ERA DO ESPÍRITO


"...que nosso valor é maior quando fazemos mais felizes os outros e que o verdadeiro saber dispensa alardes e pedantismos do conhecedor, que, assim, estaria revelando fraqueza e medo. O verdadeiro conhecedor é sentido, percebido, pelos outros, a quem cabe dele falar e não alardeado por um vaidoso, que geralmente é inconsistente."
A Ponte
"... não falais senão daquilo que conheceis. Mas a matéria existe em estados que não conheceis. Ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não produza nenhuma impressão nos vossos sentidos; entretanto, será sempre matéria, embora não o seja para vós."
"A Física Quântica mostrou que as partículas mudam de comportamento quando estão sendo observadas. E o que é fundamental: Sabemos que um elétron ora se manifesta como onda, ora como partícula. O que produz esse comportamento diverso? Pasmem: A consciência do observador."
"Então passamos de um observador apartado e independente, para um observador necessário à caracterização do fenômeno e, daí, para um observador que cria o fenômeno, o observador co-criador."
"Entendemos um universo programado, que o acaso não pode explicar. 
Não se trata de buscar a ideia de Deus  para ocultar nossas deficiências, colocando-a em tudo que não podemos explicar. Ao contrário trata-se de explicar de modo lógico e coerente um universo que manifesta em cada partícula uma consciência imanente, que inscreve no íntimo da matéria um propósito de evolução e organização."
"Esse Deus inventado para a conveniência de uma teoria, não difere muito daquela ideia pequena de um Deus à disposição dos interesses de cada um, pronto a premiar quem melhores louvores oferecer-lhe. Um Deus guardião de interesses particulares, um Deus pronto a alterar suas próprias leis para beneficiar privilegiados, um Deus de um só povo ou de uma só raça ou de uma só religião.
"Não é universal; não é lógico; não é Deus, até porque parece necessidade sofridamente dos louvores da espécie humana. Assemelha-se aos deuses gregos, que em assembléia, verificando que o homem, então um ser duplicado em relação ao atual, possuindo oito membros, estava ficando forte e ameaçava subir  o Olimpo, pensaram em matá-lo. Logo, porém, mudaram de ideia, porque se o matassem não teriam quem os louvasse. Decidiram então, por enfraquecê-lo, dividindo cada um em dois."
"Mas, uma filosofia da ciência  capaz de explicar a origem e organização, contemplando os fenômenos quânticos, será sempre incompleta  sem a concepção de uma Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas."
                                        
                         Ponte - Uma Revisita
"E se prosseguíssemos decompondo, chegaríamos a partículas mais intrigantes e misteriosas. Entraríamos no domínio dos quarks e de outras sub-partículas, que não atenderiam aos conceitos clássicos de matéria. Esta passa a ser um caso particular de energia."
Resumindo, podemos dizer que a matéria é formada de não-matéria e organizada por campos imateriais. Logo, absolutamente incapaz de explicar o Universo, porque insuficiente para explicar a si mesma."
"A matéria é feita de energia e organizada por campos imateriais. Não há nela uma objetividade absoluta, nem mesmo aquela relativa, para explicar todos os fenômenos do Universo."
"... As coisas existem. Ao observá-las, nelas influímos e criamos certas propriedades, a partir de nossa observação, pela interação de nosso pensamento com os campos organizadores."
"O cérebro é o gabinete da alma." - C.Xavier
"Qualquer organização depende de forças, manipuladas por inteligência superior, capaz de planejar e executar."

"Criamos, a partir do plano mental, nossa sintonia e, por isso, contatamos com as forças que por afinidade vibratória impulsionam ou bloqueiam o nosso progresso."

"Diziam os antigos ocultistas que querer é poder, e acrescentavam: Mas é preciso saber querer para poder criar."
PERCEPÇÃO E SINTONIA
"...ciência + espiritualidade = conhecimento integral.
Só com a ciência, em seu sentido estrito, temos uma parte do conhecimento.
Só com a espiritualidade, desenvolvemos os sentimentos.
Com a ciência e espiritualidade desenvolvemos a sabedoria.
Outro aspecto relevante é o que segue: a permanência na mudança."
               PERCEPÇÃO E SINTONIA
Nós, de acordo com nosso pensar, estamos produzindo determinadas frequências vibratórias e na mesma faixa em que vibramos captamos as energias cósmicas."
    SINTONIZAR: EMITIR E RECEBER
Cientistas extremamente distraídos, como Newton e Einstein, perceberam coisas que escaparam aos demais mortais. Sua distração consistia no desligar-se do supérfluo; daqueles problemas tão pequenos que por nós maximizados se transformam em questões magnas a perturbar nossa existência e capacidade de receber informações."
"Fundamentalmente Einstein e Newton estavam em sintonia cósmica. Acima das preocupações menores do dia-a-dia, onde detalhes básicos lhes escapavam, tornando-os extremamente distraídos, poderíamos dizer, desligados, na verdade estavam ligados em outras frequências, muito mais importantes, que lhes permitiram inovar, pela descoberta de novas leis científicas."

"A ressonância é o fenômeno ondulatório que ocorre no encontro de ondas de mesma frequência.
Assim, quem busca o conhecimento, vibra na sabedoria, vai ampliando sua capacidade de captar eflúvios inteligentes."

"Estamos sempre em atividade mental. Pensar é uma constante que, segundo Descartes, demonstra nosso existir."
"Quem pensa no bem, pensa positivamente, sintoniza com o bem universal e cria o bem em sua volta."

"... os momentos alegres, devemos buscar com inteligência e, quando surgem espontaneamente, de fato porque soubemos atraí-los, devem ser habilmente mantidos, saboreados com toda a intensidade e emoção, para que deixem a mais forte lembrança possível e marquem no sintonizador de nossas almas, a frequência de suas emissoras, deixando-nos carregados de alegres sentimentos, que acumulados são fáceis de reviver e formarão uma bela reserva a ser utilizada nos momentos difíceis."
"... a partir de nossa atitude mental, construímos grande parte de nossa realidade, a cada dia. Os pensamentos buscam e constroem e se retroalimentam, intensificado cada vez mais seus efeitos. O negativismo leva ao estado de pânico, ao atingir seu ápice e o otimismo cria condições de perceber e trilhar o caminho do sucesso e da realização."
AINDA A INFORMAÇÃO
"O perceber as mudanças e adaptar-se a elas, o sentir do novo e a sintonia com ele estabelecem os parâmetros para o evoluir."
"Ninguém educa quem não quer se educar. Ninguém ensina quem não quer aprender. De fora vêm os estímulos, mas só  no mundo interior de cada um é tomada a decisão do caminho a seguir, da emissora a sintonizar, da frequência em que vibrar."
"Um querer inteligente que entende que se soubermos buscar o maior, o menor virá em consequência."
"A visão de coisas mais amplas, da construção de um bem-estar para todos e não para poucos, traz paz, traz sintonias superiores, aproxima-nos da espiritualidade maior e de nossa origem."